As amostras dos perfis de superfície para da ICRI, CSP® na sua sigla em inglês para Concrete Surface Profile, foram introduzidas na indústria de reparos de concreto em 1997. As “réplicas” da ICRI são de borrachas e ganharam adoção mundial por ser o método de identificação do perfil de superfície do concreto. A Guia 310.2R-2013 da ICRI define os números dos Perfils de Superfície de Concreto (CSP®) que varia de CSP® 1 (quase plano) até CSP® 10 (muito rugoso; amplitude maior que 6 mm).

O objetivo do Guia 310.2R é ajudar a garantir uma preparação de superfície adequada do concreto. A maioria dos sistemas de proteção e materiais de reparo projetados para aplicação em concreto requerem algum nível de preparação de superfície. Os fabricantes de revestimentos geralmente especificam o tipo da preparação da superfície necessária para garantir o sucesso de seu produto, bem como a qualidade desse preparo de superfície. 

Perfis de Superfície para Concreto da ICRI

Para ajudar na avaliação dos perfis de superfície, recentemente, a TACM (Technical Applications for Concrete Materials) desenvolveu amostras de concreto que são comparativas às amostras de borracha da ICRI.

As amostras de concreto da TACM são processadas mecanicamente (ou quimicamente) por um método real usado para obter os perfis ICRI CSP® em um canteiro de obras. As amostras CSP® de TACM estão disponíveis em conjuntos de dez perfis diferentes e podem ser usadas como um complemento aos chips de borracha CSP da ICRI.

Fonte das fotos: TACM

As amostras de borracha da ICRI, bem como, as amostras de concreto da TACM, em parceria com a ICRI estão disponíveis em www.icri.org.

Leave a Reply