Os mais de 40 anos de experiência global no fornecimento de soluções de revestimento para a indústria de petróleo e gás mostraram à International que existe uma forma assertiva de proteger infraestruturas do desgaste e que vai além de uma simples venda/compra de tinta: uma abordagem de manutenção proativa, projetada para evitar o início da corrosão em um primeiro momento e, em seguida, prever onde sua ocorrência é mais provável para que a manutenção possa ser adequadamente planejada e programada. Pensando nisso, a marca da AkzoNobel apresenta ao mercado o Interplan, um relatório integrado, de inspeção de revestimentos e pacotes de serviços, que pode reduzir os custos de manutenção e prolongar o ciclo de vida útil dos ativos de seus clientes.

“Certamente a International ainda vende tintas, soluções que se destacam no mercado. No entanto, acreditamos que o conhecimento cumulativo em nossa indústria pode e deve ser aproveitado para fornecer um nível mais alto de parceria de integridade de ativos”, comenta Giuliano Giuliano Tramontini, gerente comercial de Marine, Protective & Yacht de International para a América do Sul. “Palavras como mudança de paradigma e parceria estratégica são indiscutivelmente utilizadas toda hora, mas é realmente disso que estamos falando. Temos a oportunidade de trabalhar com os clientes para definir exatamente o que ele gostaria de obter e, em seguida, mostrar o que temos de mecanismos para ajudá-los a chegar lá”, afirma sobre a ferramenta.

No mercado, é comum encontrarmos programas de pintura padrões que atuam ao longo do ciclo de vida de um ativo e, com isso, perceber uma abordagem reativa, planos de manutenção que normalmente resultam na degradação do revestimento e de corrosão que vai além do ponto crítico. Uma abordagem preditiva, adequadamente planejada e programada, com treinamento da mão de obra e monitoramento regular, pode reduzir ou eliminar o (caro) tempo de inatividade, reduzir a escala do trabalho de reparo necessário e melhorar a segurança de ativos e funcionários. As vantagens da manutenção preditiva e seu efeito positivo no ciclo de vida de um ativo são inúmeros. Com um programa de gerenciamento que não permita o acúmulo de corrosão e com um roteiro de reparo vivo (que se ajusta com a experiência específica adquirida), prolonga-se a vida do sistema de revestimento original e, consequentemente, os custos de manutenção podem ser reduzidos.

Flexível e personalizável, quando o assunto é manutenção anticorrosiva, o Interplan, disponível também na versão mobile, responde questões-chaves como: qual é a condição atual da minha planta? O que eu preciso consertar? Como faço para consertar? Em que ordem eu faço isso? Quanto vai custar? Como posso monitorar o progresso? Como posso aprender com isso para proteger melhor meus ativos? Com um mapeamento abrangente da infraestrutura e o registro das evidências documentadas de danos no revestimento e corrosão das pesquisas de manutenção, em última análise, o Interplan Mobile coloca o proprietário do ativo e o gerente de manutenção de volta ao controle da pintura de manutenção, por meio de hardware e software dedicados e tecnologia de última geração.

Leave a Reply