A ISO 12944-4 foi preparada pelo Comitê Técnico ISO/TC 35, “Paints and varnishes”, Subcomissão SC 14, “Protective paint systems for steel structures”.

A ISO 12944, sob o título geral “Tintas e vernizes – Proteção anticorrosiva de estruturas de aço por sistemas de pintura anticorrosiva”, é constituída por 9 partes.

O que é a ISO 12944?

A ISO 12944 é hoje considerada a principal norma internacional de revestimentos que cobre a proteção contra corrosão de superfícies de aço expostas a diferentes condições de agressividade atmosférica, especialmente para ambientes de extrema corrosividade, como as plataformas de petróleo offshore

A ISO 12944 vem se tornando a principal referência para os especificadores selecionarem os sistemas de pintura para os mais diversos ambientes. Isso ajuda a garantir que as recomendações corretas do produto sejam feitas e que todos estejam “falando a mesma língua”, em relação aos requisitos de desempenho e resistência à corrosão, tanto para uma construção nova quanto para a manutenção de uma pintura existente.

A ISO 12944 foi introduzida pela primeira vez em 1998 como uma série contendo oito partes. A série da ISO 12944 teve a sua primeira importante revisão em 2018 com algumas alterações e adições significativas e agora ela tem 9 partes para a proteção anticorrosiva de estruturas de aço em ambientes atmosféricos, imersos e enterrados.

Quem deve usar a ISO 12944?

A ISO 12944 considera que o usuário da norma tenha algum conhecimento técnico e esteja familiarizado com outras Normas Internacionais relevantes, principalmente aquelas relacionadas com preparação de superfície.

É fundamental que os profissionais tenham informações completas, sem ambiguidades e facilmente compreensíveis, para evitar dificuldades e mal-entendidos entre as partes envolvidas com a implementação prática do trabalho de proteção anticorrosiva. Os usuários da ISO 12944 incluem:

• Especificadores de Revestimentos

• Fabricantes de Tintas

• Proprietários das Instalações

• Gerentes de Projetos

• Inspetores de Pintura

Como a ISO 12944 é dividida?

A ISO 12944 é formada por nove partes, cada uma das quais aborda considerações específicas ou cobre uma etapa do processo detalhadamente.

ISO 12944 Paints and varnishes – Corrosion protection of steel structures by protective paint systems

Part 1: General Introduction

Part 2: Classification of environments

Part 3: Design considerations

Part 4: Types of surface and surface preparation

Part 5: Protective paint systems

Part 6: Laboratory performance test methods

Part 7: Execution and supervision of paint work

Part 8: Development of specifications for new work and maintenance

Part 9: Protective paint systems and laboratory performance test methods for offshore and related structures

ISO 12944-1 General Introduction

A ISO 12944-1 define o escopo geral da série completa da ISO 12944. Ela fornece alguns termos e definições básicas e uma introdução geral às outras partes da série. Além disso, inclui uma informação geral sobre saúde, segurança e proteção ambiental, e diretrizes para o uso da série da ISO 12944 para um determinado projeto.

A ISO 12944-1 também fornece as informações de durabilidade da pintura, sendo esta definida em quatro faixas, a saber:

– (L) Baixa até 7 anos,

– (M) Média 7 anos a 15 anos,

– (H) Alta 15 anos a 25 anos,

– (VH) Muito alta mais de 25 anos.

ISO 12944-2 Classification of environments

A ISO 12944-2 descreve as tensões de corrosão produzidas pela atmosfera, por diferentes tipos de água e pelo solo. Ela define as categorias de corrosividade atmosférica e indica as tensões de corrosão que podem ser esperadas em situações em que as estruturas de aço são imersas em água ou enterradas no solo. As tensões de corrosão a que uma estrutura de aço é exposta, representam um parâmetro essencial que determina a seleção apropriada de sistemas de pintura anticorrosiva de acordo com a ISO 12944-5. 

A ISO 12944-2 classifica o ambiente em que o aço estrutural pode ser exposto. Ela define as categorias de corrosividade atmosférica com base na perda de massa, descreve categorias ambientais para estruturas imersas em água ou enterradas no solo.

Existem muitas variáveis em ambientes corrosivos. Combinados, eles determinam o quão corrosivo é o ambiente e, portanto, os tipos de sistemas de pintura anticorrosiva necessários para ajudar a prevenir a corrosão (abordada na parte 5 da norma).

Os fatores ambientais que determinam a corrosividade de um ambiente são:

ISO 12944-3 Design considerations

A ISO 12944-3 fornece informações sobre os critérios básicos de projetos de estruturas de aço visando melhorar a resistência à corrosão. Ela fornece exemplos de projetos adequados e inadequados, indicando, com a ajuda de diagramas, quais os elementos estruturais e combinações de elementos que são susceptíveis de causar problemas de acessibilidade durante o trabalho de preparação de superfície e aplicação, inspeção e manutenção de sistemas de pintura anticorrosiva. Além disso, são discutidas características de projetos que facilitam o manuseio e o transporte de estruturas de aço.

As normas abordadas na Parte 3 tratam dos critérios básicos para o projeto de estruturas de aço que devem ser revestidas para evitar a corrosão prematura do substrato.

ISO 12944-4 Types of surface and surface preparation

A preparação da superfície é o primeiro estágio do tratamento de um substrato de aço que deve ser realizado antes da aplicação de um revestimento anticorrosivo. A preparação correta da superfície é essencial para o sucesso do revestimento de proteção contra corrosão que está sendo aplicado.

A ISO 12944-4 Descreve os diferentes tipos de superfícies a serem protegidas e fornece informações sobre os métodos de preparação de superfície, mecânica, química e térmica. Ela trata dos graus de preparação de superfície, do perfil de rugosidade, da avaliação das superfícies preparadas, da proteção temporária de superfícies preparadas, da preparação de superfícies protegidas temporariamente para aplicação posterior de novos sistemas de pintura, da preparação dos revestimentos metálicos existentes e dos aspectos ambientais. Na medida do possível, são mencionadas referências às Normas Internacionais básicas sobre preparação de superfície de substratos de aço antes da aplicação de tintas e produtos similares. A ISO 12944-4 destina-se a ser usada em conjunto com a ISO 12944-5 e a ISO 12944-7.

São referenciadas normas para a preparação de superfícies, visando minimizar o risco de falha prematura do sistema de revestimento utilizado.

ISO 12944-5 Protective paint systems

Antes de iniciar a preparação da superfície, é fundamental que você considere o sistema de pintura anticorrosivo a ser usado para proteger a estrutura de aço da corrosão. 

A ISO 12944-5 descreve os diferentes tipos genéricos de tintas com base em sua composição química e tipo de processo de formação do filme. Ela fornece exemplos de vários sistemas de pintura anticorrosiva que se mostram eficientes para estruturas expostas às tensões de corrosão e às categorias de corrosividade descrita na ISO 12944-2, refletindo o conhecimento atual sobre uma escala mundial. A ISO 12944-5 destina-se a ser usada em conjunto com a ISO 12944-6.

A especificação do sistema de pintura dependerá do ambiente em que será usado e da durabilidade esperada, e a ISO 12944 cobre isso.

ISO 12944-6 Laboratory performance test methods

A ISO 12944-6 especifica métodos de ensaios laboratoriais que devem ser utilizados quando o desempenho dos sistemas de pintura anticorrosiva é avaliado. Ela é destinada principalmente para os sistemas de pintura para os quais ainda não está disponível uma experiência prática suficiente e cobre os ensaios de sistemas de pintura para serem aplicados em aço preparado por jateamento abrasivo, em aço galvanizado por imersão a quente e em revestimentos metálicos aplicados por aspersão térmica. Os ambientes atmosféricos e de imersão em água (doce, salobra ou água do mar) também são cobertos.

Os testes devem ajudar os usuários a decidir qual sistema de revestimento deve ser usado e, assim, padronizar os testes para permitir testes mais precisos e comparáveis que atuam como um guia (mas não informações exatas) para a determinação da durabilidade dentro de um dado ambiente.

A revisão de 2018 da parte 6 introduziu testes de envelhecimento cíclico acelerado (para ISO 20340) para as mais altas classificações de durabilidade, por exemplo. 16 semanas para C5 Very High, 10 semanas para C5 High (opcional).

ISO 12944-7 Execution and supervision of paint work

A ISO 12944 também trata de como o revestimento de estruturas de aço é executado e supervisionado, seja no local ou na oficina. 

A ISO 12944-7 descreve como o trabalho de pintura deve ser realizado na fábrica ou no campo. Ela descreve os diversos métodos de aplicação de tintas. O manuseio e o armazenamento das tintas antes da aplicação, a inspeção dos trabalhos e acompanhamento da pintura bem como a preparação das áreas de referência, também estão cobertos. Ela não cobre o trabalho de preparação de superfície que é abordado na ISO 12944-4. 

ISO 12944-8 Development of specifications for new work and maintenance

A ISO 12944-8 trata do desenvolvimento de especificações para a proteção de estruturas de aço contra corrosão. 

A ISO 12944-8 fornece orientações para o desenvolvimento de especificações para o trabalho de proteção contra a corrosão, descrevendo tudo o que deve ser considerado quando uma estrutura de aço deve ser protegida contra a corrosão. Para conveniência do usuário, a ISO 12944-8 estabelece uma distinção entre especificação de projeto, especificação de pintura, especificação de trabalho de pintura e especificação de inspeção e testes. Os diversos anexos tratam de aspectos específicos, tais como, planejamento dos trabalhos, áreas de referência e inspeção, e oferece modelos de formulários destinados a facilitar o trabalho.

ISO 12944-9 Protective paint systems and laboratory performance test methods for offshore and related structures

Finalmente, a parte 9 representa os requisitos de teste para revestimentos adequados para ambientes marítimos offshore. Esta parte é baseada e incorpora a ISO 20340:2009, com algumas pequenas alterações nos métodos de avaliação e relatórios relativos à aderência e resistência à corrosão. A Parte 9 não deve, portanto, ser usada ou referida para quaisquer ambientes onshore.

A ISO 12944-9 descreve os requisitos, métodos de testes e critérios de avaliação para sistemas anticorrosivos em condições offshore e relacionadas, classificados como categorias CX e Im4. A ISO 12944-9 trata apenas da parte offshore da categoria CX. Requisitos, métodos de testes e critérios de aceitação para outras tensões de corrosão extremas incluídas na categoria CX, são acordados separadamente entre as partes interessadas. 

Comentários

A série da ISO 12944 é a principal norma de referência para categorizar e especificar sistemas de pintura para proteção anticorrosiva de estruturas de aço e superfícies propensas a sofrerem corrosão. 

A ISO 12944 reconhece a necessidade de permanecer inovadora. Ela indica que novas tecnologias e produtos inovadores podem ser aceitos, mas o fabricante deve demonstrar adequação por meio de testes de laboratórios independentes ou um track record (histórico) demonstrável.

Ao se referir à ISO 12944, deve-se ter cuidado para considerar se os sistemas de pintura especificados estão conforme a ISO 12944:1998 ou com a revisão 2017/2018. É importante enfatizar que os produtos existentes com certificação para a versão 1998 da norma ainda atendem aos requisitos estabelecidos no momento do teste e ainda atendem aos requisitos de especificação definidos quando foram recomendados pela primeira vez. Dessa forma, é importante que os usuários verifiquem se estão usando a revisão mais atualizada de cada parte da ISO 12944.

A ISO 12944, sob o título geral “Tintas e vernizes – Proteção anticorrosiva de estruturas de aço por sistemas de pintura anticorrosiva”, é constituída por 9 partes.

O que é a ISO 12944?

A ISO 12944 é hoje considerada a principal norma internacional de revestimentos que cobre a proteção contra corrosão de superfícies de aço expostas a diferentes condições de agressividade atmosférica, especialmente para ambientes de extrema corrosividade, como as plataformas de petróleo offshore

A ISO 12944 vem se tornando a principal referência para os especificadores selecionarem os sistemas de pintura para os mais diversos ambientes. Isso ajuda a garantir que as recomendações corretas do produto sejam feitas e que todos estejam “falando a mesma língua”, em relação aos requisitos de desempenho e resistência à corrosão, tanto para uma construção nova quanto para a manutenção de uma pintura existente.

A ISO 12944 foi introduzida pela primeira vez em 1998 como uma série contendo oito partes. A série da ISO 12944 teve a sua primeira importante revisão em 2018 com algumas alterações e adições significativas e agora ela tem 9 partes para a proteção anticorrosiva de estruturas de aço em ambientes atmosféricos, imersos e enterrados.

Quem deve usar a ISO 12944?

A ISO 12944 considera que o usuário da norma tenha algum conhecimento técnico e esteja familiarizado com outras Normas Internacionais relevantes, principalmente aquelas relacionadas com preparação de superfície.

É fundamental que os profissionais tenham informações completas, sem ambiguidades e facilmente compreensíveis, para evitar dificuldades e mal-entendidos entre as partes envolvidas com a implementação prática do trabalho de proteção anticorrosiva. Os usuários da ISO 12944 incluem:

• Especificadores de Revestimentos

• Fabricantes de Tintas

• Proprietários das Instalações

• Gerentes de Projetos

• Inspetores de Pintura

Como a ISO 12944 é dividida?

A ISO 12944 é formada por nove partes, cada uma das quais aborda considerações específicas ou cobre uma etapa do processo detalhadamente.

ISO 12944 Paints and varnishes – Corrosion protection of steel structures by protective paint systems

Part 1: General Introduction

Part 2: Classification of environments

Part 3: Design considerations

Part 4: Types of surface and surface preparation

Part 5: Protective paint systems

Part 6: Laboratory performance test methods

Part 7: Execution and supervision of paint work

Part 8: Development of specifications for new work and maintenance

Part 9: Protective paint systems and laboratory performance test methods for offshore and related structures

ISO 12944-1 General Introduction

A ISO 12944-1 define o escopo geral da série completa da ISO 12944. Ela fornece alguns termos e definições básicas e uma introdução geral às outras partes da série. Além disso, inclui uma informação geral sobre saúde, segurança e proteção ambiental, e diretrizes para o uso da série da ISO 12944 para um determinado projeto.

A ISO 12944-1 também fornece as informações de durabilidade da pintura, sendo esta definida em quatro faixas, a saber:

– (L) Baixa até 7 anos,

– (M) Média 7 anos a 15 anos,

– (H) Alta 15 anos a 25 anos,

– (VH) Muito alta mais de 25 anos.

ISO 12944-2 Classification of environments

A ISO 12944-2 descreve as tensões de corrosão produzidas pela atmosfera, por diferentes tipos de água e pelo solo. Ela define as categorias de corrosividade atmosférica e indica as tensões de corrosão que podem ser esperadas em situações em que as estruturas de aço são imersas em água ou enterradas no solo. As tensões de corrosão a que uma estrutura de aço é exposta, representam um parâmetro essencial que determina a seleção apropriada de sistemas de pintura anticorrosiva de acordo com a ISO 12944-5. 

A ISO 12944-2 classifica o ambiente em que o aço estrutural pode ser exposto. Ela define as categorias de corrosividade atmosférica com base na perda de massa, descreve categorias ambientais para estruturas imersas em água ou enterradas no solo.

Existem muitas variáveis em ambientes corrosivos. Combinados, eles determinam o quão corrosivo é o ambiente e, portanto, os tipos de sistemas de pintura anticorrosiva necessários para ajudar a prevenir a corrosão (abordada na parte 5 da norma).

Os fatores ambientais que determinam a corrosividade de um ambiente são:

ISO 12944-3 Design considerations

A ISO 12944-3 fornece informações sobre os critérios básicos de projetos de estruturas de aço visando melhorar a resistência à corrosão. Ela fornece exemplos de projetos adequados e inadequados, indicando, com a ajuda de diagramas, quais os elementos estruturais e combinações de elementos que são susceptíveis de causar problemas de acessibilidade durante o trabalho de preparação de superfície e aplicação, inspeção e manutenção de sistemas de pintura anticorrosiva. Além disso, são discutidas características de projetos que facilitam o manuseio e o transporte de estruturas de aço.

As normas abordadas na Parte 3 tratam dos critérios básicos para o projeto de estruturas de aço que devem ser revestidas para evitar a corrosão prematura do substrato.

ISO 12944-4 Types of surface and surface preparation

A preparação da superfície é o primeiro estágio do tratamento de um substrato de aço que deve ser realizado antes da aplicação de um revestimento anticorrosivo. A preparação correta da superfície é essencial para o sucesso do revestimento de proteção contra corrosão que está sendo aplicado.

A ISO 12944-4 Descreve os diferentes tipos de superfícies a serem protegidas e fornece informações sobre os métodos de preparação de superfície, mecânica, química e térmica. Ela trata dos graus de preparação de superfície, do perfil de rugosidade, da avaliação das superfícies preparadas, da proteção temporária de superfícies preparadas, da preparação de superfícies protegidas temporariamente para aplicação posterior de novos sistemas de pintura, da preparação dos revestimentos metálicos existentes e dos aspectos ambientais. Na medida do possível, são mencionadas referências às Normas Internacionais básicas sobre preparação de superfície de substratos de aço antes da aplicação de tintas e produtos similares. A ISO 12944-4 destina-se a ser usada em conjunto com a ISO 12944-5 e a ISO 12944-7.

São referenciadas normas para a preparação de superfícies, visando minimizar o risco de falha prematura do sistema de revestimento utilizado.

ISO 12944-5 Protective paint systems

Antes de iniciar a preparação da superfície, é fundamental que você considere o sistema de pintura anticorrosivo a ser usado para proteger a estrutura de aço da corrosão. 

A ISO 12944-5 descreve os diferentes tipos genéricos de tintas com base em sua composição química e tipo de processo de formação do filme. Ela fornece exemplos de vários sistemas de pintura anticorrosiva que se mostram eficientes para estruturas expostas às tensões de corrosão e às categorias de corrosividade descrita na ISO 12944-2, refletindo o conhecimento atual sobre uma escala mundial. A ISO 12944-5 destina-se a ser usada em conjunto com a ISO 12944-6.

A especificação do sistema de pintura dependerá do ambiente em que será usado e da durabilidade esperada, e a ISO 12944 cobre isso.

ISO 12944-6 Laboratory performance test methods

A ISO 12944-6 especifica métodos de ensaios laboratoriais que devem ser utilizados quando o desempenho dos sistemas de pintura anticorrosiva é avaliado. Ela é destinada principalmente para os sistemas de pintura para os quais ainda não está disponível uma experiência prática suficiente e cobre os ensaios de sistemas de pintura para serem aplicados em aço preparado por jateamento abrasivo, em aço galvanizado por imersão a quente e em revestimentos metálicos aplicados por aspersão térmica. Os ambientes atmosféricos e de imersão em água (doce, salobra ou água do mar) também são cobertos.

Os testes devem ajudar os usuários a decidir qual sistema de revestimento deve ser usado e, assim, padronizar os testes para permitir testes mais precisos e comparáveis que atuam como um guia (mas não informações exatas) para a determinação da durabilidade dentro de um dado ambiente.

A revisão de 2018 da parte 6 introduziu testes de envelhecimento cíclico acelerado (para ISO 20340) para as mais altas classificações de durabilidade, por exemplo. 16 semanas para C5 Very High, 10 semanas para C5 High (opcional).

ISO 12944-7 Execution and supervision of paint work

A ISO 12944 também trata de como o revestimento de estruturas de aço é executado e supervisionado, seja no local ou na oficina. 

A ISO 12944-7 descreve como o trabalho de pintura deve ser realizado na fábrica ou no campo. Ela descreve os diversos métodos de aplicação de tintas. O manuseio e o armazenamento das tintas antes da aplicação, a inspeção dos trabalhos e acompanhamento da pintura bem como a preparação das áreas de referência, também estão cobertos. Ela não cobre o trabalho de preparação de superfície que é abordado na ISO 12944-4. 

ISO 12944-8 Development of specifications for new work and maintenance

A ISO 12944-8 trata do desenvolvimento de especificações para a proteção de estruturas de aço contra corrosão. 

A ISO 12944-8 fornece orientações para o desenvolvimento de especificações para o trabalho de proteção contra a corrosão, descrevendo tudo o que deve ser considerado quando uma estrutura de aço deve ser protegida contra a corrosão. Para conveniência do usuário, a ISO 12944-8 estabelece uma distinção entre especificação de projeto, especificação de pintura, especificação de trabalho de pintura e especificação de inspeção e testes. Os diversos anexos tratam de aspectos específicos, tais como, planejamento dos trabalhos, áreas de referência e inspeção, e oferece modelos de formulários destinados a facilitar o trabalho.

ISO 12944-9 Protective paint systems and laboratory performance test methods for offshore and related structures

Finalmente, a parte 9 representa os requisitos de teste para revestimentos adequados para ambientes marítimos offshore. Esta parte é baseada e incorpora a ISO 20340:2009, com algumas pequenas alterações nos métodos de avaliação e relatórios relativos à aderência e resistência à corrosão. A Parte 9 não deve, portanto, ser usada ou referida para quaisquer ambientes onshore.

A ISO 12944-9 descreve os requisitos, métodos de testes e critérios de avaliação para sistemas anticorrosivos em condições offshore e relacionadas, classificados como categorias CX e Im4. A ISO 12944-9 trata apenas da parte offshore da categoria CX. Requisitos, métodos de testes e critérios de aceitação para outras tensões de corrosão extremas incluídas na categoria CX, são acordados separadamente entre as partes interessadas. 

Comentários

A série da ISO 12944 é a principal norma de referência para categorizar e especificar sistemas de pintura para proteção anticorrosiva de estruturas de aço e superfícies propensas a sofrerem corrosão. 

A ISO 12944 reconhece a necessidade de permanecer inovadora. Ela indica que novas tecnologias e produtos inovadores podem ser aceitos, mas o fabricante deve demonstrar adequação por meio de testes de laboratórios independentes ou um track record (histórico) demonstrável.

Ao se referir à ISO 12944, deve-se ter cuidado para considerar se os sistemas de pintura especificados estão conforme a ISO 12944:1998 ou com a revisão 2017/2018. É importante enfatizar que os produtos existentes com certificação para a versão 1998 da norma ainda atendem aos requisitos estabelecidos no momento do teste e ainda atendem aos requisitos de especificação definidos quando foram recomendados pela primeira vez. Dessa forma, é importante que os usuários verifiquem se estão usando a revisão mais atualizada de cada parte da ISO 12944.

Leave a Reply