É muito comum nos depararmos com especificações de pintura que exigem testes de sais solúveis na superfície antes de ser pintada, porém não informam a frequência e a localização dos testes.

Para auxiliar os especificadores, existem duas normas que podem ser usadas como referência para determinar a frequência, a quantidade e a localização dos testes: NACE SP-0716 e SSPC-Guide 24.

A NACE indica a frequência e a localização do teste para superfícies previamente pintadas, enquanto a SSPC é indica a frequência, localização e quantidade dos testes em superfícies de aço novas. A SSPC-Guide 24 é uma norma completa sobre esse assunto e ela fornece imagens para auxiliar onde os testes podem ser realizados.

SSPC-Guide 24:2018 Soluble Salt Testing Frequency and Locations on New Steel Surfaces

O SSPC-Guide 24 destina-se a ajudar os proprietários e especificadores a determinar a localização dos locais de teste e a frequência dos testes para medir a quantidade de sal solúvel em superfícies de aço não pintadas antes da primeira aplicação da tinta.

A SSPC observa que o aço novo pode ser contaminado no transporte e no armazenamento e durante a montagem ou instalação, levando à necessidade de testes e, em alguns casos, remediação antes da aplicação do revestimento em campo.

O Guia da SSPC informa que o número de testes realizados e suas localizações devem ser suficientes para identificar as partes de um componente, unidade ou estrutura que estejam contaminadas e estabelecer a extensão da área contaminada. A localização das áreas de teste e o número mínimo de testes necessários são considerados segundo os itens a seguir

a) Configuração ou complexidade da estrutura ou componente.

b) Locais onde a água pode acumular ou concentrar contaminação.

c) Diferenças localizadas pronunciadas na condição da superfície de um componente ou estrutura, incluindo a rugosidade e o grau de corrosão de áreas corroídas.

d) Ambientes encontrados durante o transporte, armazenamento e montagem

e) Mudanças na orientação que podem ocorrer durante o transporte, transporte, armazenamento e disposição e montagem ou instalação.

A figura 1 é uma imagem da SSPC-Guide 24 que mostra exemplos de locais de teste em um vaso. Ela indica os seguintes testes:

Figura: Exemplos de locais de teste em um vaso

NACE SP-0716:2016 Soluble Salt Testing Frequency and Locations on Previously Coated Surfaces

A NACE SP-0716 designa onde, com que frequência e os locais mais prováveis para fazer os testes de sais solúveis na superfície antes da aplicação de um sistema de revestimento. Esta norma estabelece as melhores práticas da indústria para frequências e locais de teste de sais solúveis. Porém, esta norma da NACE aplica-se apenas a substratos previamente revestidos e não inclui critérios de aceitação de sais solúveis.

Frequência dos Testes: A NACE SP-0716 indica que cada elemento da estrutura deve ser considerado uma área separada, o que pode impactar na frequência dos testes. Os testes devem ser realizados nos locais descritos na seção de localização dos testes.

Localização dos Testes: A NACE SP-0716 indica que os testes devem ser realizados em locais onde haja corrosão, perda de metal ou falha do revestimento.

Quando Realizar os Testes: A NACE SP-0716 indica que teste deve ser realizado antes da aplicação do revestimento. Se for utilizado um inibidor de superfície ou passivante, a área de teste deve ser preparada antes da realização do teste.

Uso correto das normas

As duas normas são ótimas referências para o especificador. O principal critério para escolher qual norma que será utilizada é o tipo de pintura. A SSPC-Guide 24 é utilizada para superfícies novas, enquanto a NACE SP-0716 é para superfícies previamente pintadas.

As normas podem ser compradas nos links abaixo:

SSPC-Guide 24, Soluble Salt Testing Frequency and Locations on New Steel Surfaces

http://shop.sspc.org/ST-000G24

NACE SP0716 Soluble Salt Testing Frequency and Locations on Previously Coated Surfaces

https://store.ampp.org/sp0716-2016

Leave a Reply