Brush-off blast cleaning of coated and uncoated galvanized steel, stainless steels, and non-ferrous metals / Limpeza por jateamento abrasivo ligeiro de aços galvanizados, aços inoxidáveis e metais não ferrosos, revestidos  e não revestidos

A SSPC-SP 16 trata do preparo de superfície de aço galvanizado, aço inoxidável e metais não ferrosos por meio de jateamento abrasivo ligeiro (“brush-off”). As superfícies podem estar pintadas ou sem pintura.

A preparação de superfície, conforme a SSPC-SP 16, tem por objetivo criar uma rugosidade uniforme e limpar o substrato metálico sem pintura e para criar rugosidade na superfície da pintura intacta e firmemente aderida antes da aplicação da tinta. Os substratos metálicos que podem ser preparados por este método incluem, mas não limitando a apenas estes, superfícies galvanizadas, aço inoxidável, cobre, alumínio e bronze.

A SSPC-SP 16 começou a aparecer mais nas especificações nos últimos anos, à medida que a pintura de aço inoxidável e aço galvanizado, bem como de substratos não ferrosos, como alumínio, parece estar aumentando para aumentar a proteção contra corrosão e, em alguns casos, para adicionar cor com o propósito de identificação.

Em dezembro de 2020, a SP-16 foi revisada e trouxe algumas informações mais detalhadas. A definição de uma superfície não ferrosa ou galvanizada preparada conforme a SP-16 permaneceu a mesma desde a publicação inicial da SP-16 em 2010. A adição de mais detalhes sobre os tipos de substratos que podem ser limpos usando essa norma, e informações mais completas sobre abrasivos usados no jateamento ajuda o usuário da norma a ter um melhor entendimento no uso dela. O processo de jateamento também tem informações e discussões mais aprofundadas, como pressão de jateamento e quando usar ou não usar certos tipos de abrasivos de acordo com o tipo de material a ser jateado, como por exemplo, compatibilidade dos abrasivos com metais dissimilares e a agressividade do jato em metais macios.

Um modelo de linguagem para o uso em especificações para fazer uma área de referência foi adicionada. Isso pode ser útil, pois não há referências fotográficas disponíveis, como é o caso da SSPC-VIS 1, para ajudar na avaliação do preparo de superfície e para o inspetor ter uma ideia de como a superfície final preparada conforme a SP 16 deve se parecer com base no tipo de metal que está sendo limpo e sua condição inicial.

O Anexo A também foi revisado e fornece mais informações sobre a preparação de ligas, como alumínio e cobre, e mais orientações sobre rugosidade da pintura intacta, bem como uma discussão adicional sobre os contaminantes invisíveis.

Para adquirir a SSPC-SP 16 revisada, acesse o site da SSPC

 SP 16, Brush-off Blast Cleaning Non-Ferrous Metals (sspc.org)

Leave a Reply