A SSPC-SP 11, “Limpeza com ferramenta mecânica ao metal não nu”, foi originalmente desenvolvida para o uso na indústria nuclear em áreas onde a limpeza da superfície ao metal branco era necessária, mas a limpeza por jateamento abrasivo não era permitida.

A revisão anterior da SP-11 tinha um único nível, já a SP-11 revisada tem três níveis de limpeza e estão resumidos abaixo:

Nível 1:    A superfície limpa, incluindo o fundo de pites e alvéolos, quando presentes nas superfícies, deve estar livre de óleo, graxa, poeira, sujeira, ferrugem, carepa de laminação, revestimento, produtos de corrosão, manchas e outros corpos estranhos, quando vistos sem ampliação.

Nível 2:    Este é o requisito da revisão anterior da SP-11, que é o mesmo que o Nível 1, com a exceção de que pequenas quantidades de revestimento e produtos de corrosão podem permanecer no fundo de pites e alvéolos, quando presentes nas superfícies.

Nível 3:    É o mesmo que o Nível 2, com a exceção de que manchas aleatórias consistindo em sombras claras, estrias leves ou pequenas descolorações causadas por manchas de ferrugem, carepa de laminação ou pintura antiga devem ser limitadas a não mais que 5% da unidade área.

Importante observar que o Nível 2 é considerado como padrão se nenhum nível específico de SP-11 for especificado.

A SP-11 também introduziu uma tabela com o resumo dos requisitos dos níveis de limpeza. A tabela mostra que é necessário um perfil de rugosidade mínimo de 25 μm, mas o equipamento utilizado no preparo de superfície é capaz de fornecer um perfil de 50 μm ou mais

Outra alteração importante é em relação ao método de medir o perfil de rugosidade. Na revisão anterior, apenas o método B da ASTM D4417, com rugosímetro de agulha, era recomendado. Já na SP-11 revisada, o perfil pode ser medido de acordo com os métodos B, C ou D da ASTM D4417.

Resumindo, a SP-11 de 2020 tem alterações significativas. O perfil de rugosidade mínimo de 25 μm exigido na revisão anterior permanece o mesmo para atender os 3 níveis da revisão atual, mas isso não impede de ser especificado um perfil mínimo de 50 μm por exemplo.

A introdução dos novos Níveis, quando especificados, vão ajudar a reduzir divergências e conflitos, principalmente quando falamos de contaminantes no fundo de pites e alvéolos. Quando não for especificado nenhum nível de limpeza, o nível 2 é considerado o padrão.

Para adquirir a SSPC-SP 11 revisada, acesse o site da SSPC http://shop.sspc.org/SSPC-SP-11-Power-Tool-Cleaning-to-Bare-Metal.

Leave a Reply